UCP - FACULDADE DE TEOLOGIA
CURSO DE MESTRADO INTEGRADO EM TEOLOGIA
Ontologia
Docente : Mendo Castro Henriques Ano Lectivo de 2010/2011
1. A ontologia como filosofia fundamental: abordagens convencionais e contemporâneas. Isomorfismo entre conhecimento, e ser. Potência, forma e acto.
2. O sentido do Ser entre os Gregos. Platão e a definição da unidade e multiplicidade do ser. Aristóteles : possibilidade de ser, movimento e categorias.
3. A metafísica medieval e a transcendência. A questão da essência e da existência nos Escolásticos. A analogia do ser. A dedução abstracta e o espelho do mundo
4. A metafísica moderna e substituição da substância pelo sujeito, da essência pelo ideal e da faculdade pelo fluxo. Descartes e a árvore da filosofia. A dedução concreta e doutrinas de emanação do real a partir do ser necessário, espiritual ou material. A crítica kantiana da metafísica.
5. Historicidade e ser. A ultrapassagem da teoria do conhecimento no idealismo alemão. A razão como contraditória em si mesma. A dialéctica do ser como auto-realização de um eu espiritual. A segunda filosofia de Schelling: o haver ser e a compreensão do ser como outro.
6. Ser e imanência . Nietzsche e a renúncia à metafísica, O niilismo e a metáforas do eterno retorno. O ser e o nada em Pessoa e o existencialismo europeu.
7. O Ser o outro. Heidegger e Lévinas. A questão do estatuto do ente. O estar a ser como lugar de compreensão do ser. As estruturas existenciais como novas categorias. O lugar do nada e o pastor do ser.
8. Ser e probabilidade A dialéctica aberta de Lonergan. Conceito contemporâneo de ser: centro e conjugação. Resíduo empírico e de esquemas de recorrência. Ontologia e investigação científica.
9. Ser e desenvolvimento. Ontologia regional e graus de ser em Husserl, Scheler, Hartmann, Voegelin e Lonergan. Quadros conceptuais e Mapas da realidade. A auto-crítica da ontologia: posição primordial e contraposições.
10. Tendências de investigação. As relações com arte, ética, ciência e teologia.
1. A ontologia como filosofia fundamental: abordagens convencionais e contemporâneas. Isomorfismo entre conhecimento, e ser. Potência, forma e acto.
2. O sentido do Ser entre os Gregos. Platão e a definição da unidade e multiplicidade do ser. Aristóteles : possibilidade de ser, movimento e categorias.
3. A metafísica medieval e a transcendência. A questão da essência e da existência nos Escolásticos. A analogia do ser. A dedução abstracta e o espelho do mundo
4. A metafísica moderna e substituição da substância pelo sujeito, da essência pelo ideal e da faculdade pelo fluxo. Descartes e a árvore da filosofia. A dedução concreta e doutrinas de emanação do real a partir do ser necessário, espiritual ou material. A crítica kantiana da metafísica.
5. Historicidade e ser. A ultrapassagem da teoria do conhecimento no idealismo alemão. A razão como contraditória em si mesma. A dialéctica do ser como auto-realização de um eu espiritual. A segunda filosofia de Schelling: o haver ser e a compreensão do ser como outro.
6. Ser e imanência . Nietzsche e a renúncia à metafísica, O niilismo e a metáforas do eterno retorno. O ser e o nada em Pessoa e o existencialismo europeu.
7. O Ser o outro. Heidegger e Lévinas. A questão do estatuto do ente. O estar a ser como lugar de compreensão do ser. As estruturas existenciais como novas categorias. O lugar do nada e o pastor do ser.
8. Ser e probabilidade A dialéctica aberta de Lonergan. Conceito contemporâneo de ser: centro e conjugação. Resíduo empírico e de esquemas de recorrência. Ontologia e investigação científica.
9. Ser e desenvolvimento. Ontologia regional e graus de ser em Husserl, Scheler, Hartmann, Voegelin e Lonergan. Quadros conceptuais e Mapas da realidade. A auto-crítica da ontologia: posição primordial e contraposições.
10. Tendências de investigação. As relações com arte, ética, ciência e teologia.
Sem comentários:
Enviar um comentário